segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CORAÇÃO DE MARIA: Hugo Damasceno proferiu palestra sobre Consciência Negra na Biblioteca Dulce Figueroa

O dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, mas foi na tarde de sexta-feira, 21, que a Biblioteca Municipal Professora Dulce Figueroa recebeu cerca de 50 pessoas para assistir uma palestra sobre o tema.
“Na mediada do racista / Não tem lugar pro amor/E o seu maior defeito/É o julgamento da cor/Enfatizando o espinho /Sem ao menos um pouquinho/Se aproximar da flor”. Os versos do poeta Romildo Alves foram declamados na abertura do evento. Em seguida, o professor Hugo Damasceno de Araújo assumiu o comando da palestra Consciência Negra em debate e fez um apanhado histórico a cerca do processo de escravismo no Brasil e da participação do negro em nossa sociedade.
O tráfico de escravos, contradições na abolição da escravatura, a morte de jovens negros na Brasil de hoje, os conceitos de Racismo e de Consciência negra, o sistema de cotas para negros nas universidades, nortearam o palestra, que, fazendo jus ao título, foi um verdadeiro debate, no qual pontos polêmicos foram levantados com a efetiva participação da platéia.
Durante a palestra, Hugo disse que “o negro era um elemento duplamente lucrativo: além do trabalho escravo, ganhava-se dinheiro com o tráfico escravista. A República não se preocupou em integrar o homem negro e a mulher negra na sociedade”. E enumerou: “a cada quatro jovens que são mortos no Brasil três são negros”.
Para os presentes a palestra foi uma oportunidade de reflexão, conscientização e aprendizado. “Gostei bastante porque pude saber mais sobre acontecimentos ocorridos no Brasil e que nem sempre são discutidos na escola. Estou muito satisfeita com o que ouvi e aprendi nesta tarde”, declarou a estudante Raquel Santana. “A palestra me fez refletir que nosso país é negro, que temos que nos conscientizar e passa a gostar da nossa cor que é negra”, concluiu a estudante Darlene Souza.
O salão da Biblioteca, onde o evento aconteceu, foi ilustrado com fotos de Zumbi dos Palmares, Nelson Mandela, Milton Santos, Olívia Santana e Auricéa Batista (foto). Esta última dirige a Creche Maria Pretinha e representou a negritude local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs