sábado, 9 de novembro de 2013

Antonio Torres é o novo baiano imortal da ABL


atfidalgo.gif (25105 bytes)A literatura baiana está em festa. O escritor Antonio Torres é mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito na última quinta-feira (07). Nascido no município baiano de Sátiro Dias, o autor de Essa terra e Meu querido canibal, duas das suas obras principais, é um dos mais conhecidos escritores da Bahia na atualidade, com obras traduzidas para vários idiomas.

Em suas palestras sempre fala da importância da leitura e costuma ressaltar o quanto foi relevante em sua vida literária ter tido, na infância, uma professora que promovia a leitura em voz alta. Romancista, contista e cronista, Torres também se aventurou na literatura infanto-juvenil, tendo publicado os livros Meninos, eu conto e Minu, o gato azul.
A crítica social e o regionalismo sertanejo são temas abordados nas obras do escritor que ocupa a cadeira 23 da ABL, aberta desde a morte do carioca Luiz Paulo Horta, em agosto deste ano. Nomes, como Machado de Assis, o baiano Jorge Amado e Zélia Gattai, já ocuparam a cadeira que tem como patrono, José de Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs