segunda-feira, 22 de julho de 2013

Breve histórico de Conceição da Feira: A cidade completa 87 nesta terça-feira

Segundo a tradição, no século XVII, aconteceu a chegada de pessoas que criaram um povoado em terras, onde hoje está situado o município de Conceição da Feira. Em 1675, o Coronel Manuel de Araújo de Aragão Correia, proprietário das terras denominadas Saco, há duas léguas da freguesia da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, ergueu uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
Uma nova Capela foi construída pelo casal Manuel Fernandes da Costa e Dª Antônia Florinda de São José em terreno doado à Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, segundo escritura lavrada em 1830, na então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira. A escolha do local se deu pelo fato de estar localizado no entroncamento das estradas reais do Sertão e do Nordeste, e também por possuir nascentes da melhor qualidade pelo aspecto cristalino da água, favorecendo o pouso de tropas.
O local começou a se desenvolver, aparecendo a feira, casa de negócio e o Arraial Nossa Senhora da Conceição Nova da Feira.
Em 1847, a Lei Provincial nº 275 elevou a capela à categoria de Freguesia e criou o Distrito de Paz de Conceição da Feira, pertencente à Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira.
A Lei Estadual n° 1879, de 23 de julho de 1926, criou o município de Conceição da Feira, desmembrando-o do território de Cachoeira.
Conceição da Feira atual
Integrante da Região Metropolitana de Feira de Santana, Conceição da Feira limita-se com os municípios de São Gonçalo dos Campos, CachoeiraGovernador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu e Antônio Cardoso. A distância para a capital do estado é de 120 Km. Hoje o município, cuja área é de 162.883 km², conta com a população de 20.391 habitantes, de acordo com o senso de 2010. 
A principal atividade econômica é a avicultura. Empresas do ramo, como, Avigro, Nova Granja, Carolina e Agroviba, sediadas no município, são responsáveis pela geração de centenas de empregos. O comércio local é diversificado, com mercadinhos, farmácias, lojas de material de construção, entre outras. E a feira-livre, aos sábados, é uma fonte de renda para pessoas que vivem do comércio informal.
Em 08 de março deste ano, uma agência do CrediBahia foi inaugurada na cidade. A implantação da agência visa tornar mais fácil a aquisição de microcréditos que vão de R$ 500.00 a R$ 10.000,00 para quem deseja começar ou melhorar um pequeno negócio.
O atual prefeito da cidade é Raimundo da Cruz Bastos, conhecido como Pompílio, do PSC. A Câmara Municipal é composta por 09 vereadores, e o atual presidente é Raimundo Conceição França, conhecido como Poluição, do PTN.
Festejos
O São João é uma das principais festas populares dos conceiçoenses. Época em que a cidade recebe inúmeros visitantes.
Em dezembro, acontece a Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, realizada pela paróquia. O padre Francisco Spínola é o atual pároco.

Edição especial do Informe Cidadania
23 de julho: Edição especial em homenagem ao aniversário da cidade
Nesta terça-feira, 23, o Informe Cidadania, informativo do Espaço Cidadão Prof. Ederbal Miranda, lança a Edição especial em homenagem ao aniversário de Conceição da Feira.
O número sairá com o hino e o histórico do município, uma mensagem do professor Ederbal Miranda e depoimento de populares sobre o que mais gostam na cidade. A edição trará ainda informações sobre empreendedorismo, com orientações para quem deseja abrir um pequeno negócio. "É um material para ler e guardar, pois traz informações relevantes sobre a cidade, podendo, inclusive ser utilizado nas escolas", afirma Luciano Ferreira, redator do informativo.
OInforme Cidadania é distribuído gratuitamente e pode ser adquirido no Espaço Cidadão Prof. Ederbal Miranda (Ecipem), Rua Miguel Calmos, 39, Centro, Conceição da Feira. O Ecipem funciona das 08 às 12 horas, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs