segunda-feira, 22 de julho de 2013

23 de julho: Mensagem do professor Ederbal Miranda em comemoração aos 87 anos de Conceição da Feira

O professor Ederbal Miranda da Silva é daqueles filhos de Conceição da Feira que logo cedo saíram em busca de estudos e trabalho em outras cidades. Nascido na comunidade de Desterro, próxima a Onze Mil Virgens, Ederbal conhece de perto a história deste município e as dificuldades vividas pelo povo. Ele sempre faz questão de dizer que aqui é o lugar onde mais gosta de estar. Em Conceição, estão as lembranças dos seus primeiros anos de vida. É onde reside sua mãe, muitos dos seus familiares e grandes amigos. 

Na mensagem a seguir, professor Ederbal comenta sobre o que espera para o futuro de Conceição da Feira  e parabeniza o povo conceiçoense pelos 87 anos de emancipação

Salve, Salve Conceição...

Começo saudando a todos os cidadãos, convidando a reflexão de que o município é nosso e assim sendo, cabe a todos nós, filhos e moradores, a responsabilidade de cuidar bem do ambiente onde vivemos.  Quando fizemos a Cartilha, “Como o ECIPEM gostaria que o novo prefeito fizesse” e distribuímos, foi tão somente como sugestão e contribuição para que os nossos executivos e parlamentares convidassem a sociedade para juntos fazermos o planejamento de médio e longo prazo para o desenvolvimento do nosso município.  Em termos de desenvolvimento, não podemos separar o econômico do social. Para isso é necessário primeiro enfatizar as potencialidades de nosso município, sejam pelos empreendedores que investem em nosso município (ambulantes, feirantes, individuais, micro, médios e grandes), sejam pela capacidade, garra e vontade de trabalhar do nosso povo. Contudo, desenvolvimento econômico nem sempre ocorre concomitante ao desenvolvimento social. É, sobretudo, nesse aspecto que devemos lançar uma reflexão mais profunda sobre a nossa realidade, objetivando projetar um futuro melhor para as próximas gerações.
Nessa perspectiva, os poderes Legislativos e Executivos têm um papel relevante a cumprir, qual seja, pensar o desenvolvimento regional sustentável, projetar políticas públicas de inclusão social, construir a democracia participativa onde cada cidadão e cidadã possa ser sujeito de sua própria história. É necessário, portanto, assumir com responsabilidade e determinação o presente, a despeito de qualquer que seja a adversidade que ora se apresente. É preciso agir com coragem na defesa dos interesses do povo; é preciso trabalhar diuturnamente quando o assunto é o bem estar social dos menos favorecidos, pois compreendemos que são as sementes lançadas hoje que germinarão amanhã.
Neste contexto que, através do Espaço Cidadão Prof. Ederbal Miranda (ECIPEM), damos a nossa humilde contribuição para o desenvolvimento do nosso povo.
Finalizo parabenizando o povo conceiçoense por esta data importante para a nossa história e para todos nós que amamos esta terra.
Prof. Ederbal Miranda

Professor Ederbal tem atuação no município
nas áreas de educação e cidadania

Em 2010, o professor criou na cidade um espaço que leva seu nome, Espaço Cidadão Prof. Ederbal Miranda (Ecipem), e presta inúmeros serviços à população. Uma funcionária está sempre à disposição de pessoas que desejam abrir ou melhorar sua empresa, consultar CPF, FGTS, criar associações, entre outros serviços sociais.
São também objetivos do Ecipem incentivar a Economia Solidária, o empreendedorismo e disseminação do conhecimento, caminhos que segundo o professor Ederbal, são capazes de levar ao desenvolvimento. “A meta é fazer de Conceição da Feira, até 2020, um município empreendedor”, projeta Ederbal.
O Ecipem está localizado à Rua Miguel Calmon, 39, Centro, e funciona das 08 às 12 horas, de segunda a sexta-feira.

Onze Mil Virgens

Na década de 1970, no governo de Ariston Mascarenhas, a comunidade de Onze Mil Virgens, zona rural do município, ganhou a Escola Municipal Constantino Ferreira de Miranda, nome do avô do professor Ederbal.
Na década de 1990, a escola se tornou a primeira da rede municipal de Conceição da Feira a oferecer o ensino de 5ª a 8ª série, conquista alcançada graças ao empenho do professor Ederbal junto ao governo do Dr. Evandro Mascarenhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs