sábado, 9 de maio de 2015

O Dia das Mães



O Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio no Brasil e em vários países. Porém, a mais antiga comemoração do dias das mães é mitológica. Porém, Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. 

A idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual foi a filha dessa ativista, Anna  Jarvis, que em 12 de maio de 1907 (dois anos após a morte da mãe) criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Em 08 de maio de 1914, o Congresso dos Estados Unidos instalou o segundo domingo de maio como Dia das Mães, sendo a data celebrada pela primeira vez no país em 09 de maio de 1914. 

Com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães, Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado. 

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, que tinham acabado de conquistar o direito de votar. 

Em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no primeiro domingo de Maio, seguindo a tradição da Igreja Católica que neste mês celebra Santa Maria.

No Brasil e nos Estados Unidos, o Dia das Mães é a segunda melhor data do comércio, depois do Natal.   

Fonte: pt.wikipedia.org (texto adaptado).

Amor de mãe, amor maior!
Parabéns, mamães!!!
Uma homenagem do Espaço Cidadão Prof. Ederbal Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs