quarta-feira, 12 de março de 2014

Prof. Ederbal Miranda participou da equipe da rádio São Gonçalo na transmissão do carnaval

O professor Ederbal Miranda participou da transmissão do carnaval de Salvador, como comentarista, integrando a equipe da rádio São Gonçalo AM 1410, entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março. Com sede em São Gonçalo dos Campos, a rádio tem grande audiência na região, sendo uma das mais importantes emissoras do interior baiano. Tem tradição em cobertura de eventos desse porte, além de uma programação diversificada com prestação de serviço, informação e religiosidade. 

Durante a transmissão, Ederbal Miranda entrevistou personalidades como, Paulo Souto, Geddel Vieira Lima, o governador Jaques Wagner, O prefeito de Salvador ACM Neto, a vice-prefeita Celia Sacramento e o Secretário da Cidade Sustentável, Ivonilson Gomes.
 Em entrevista, o prefeito da capital, ACM Neto, falou da lucratividade da festa. Ele afirmou que o carnaval recebeu 38 milhões de reais, investidos pelas cervejarias, e o orçamento da festa foi de 28 milhões, tendo um superavit de 10 milhões, que serão aplicados na cidade do Salvador.
O professor destacou, entre os momentos mais esperados da festa, a despedida de Bel Marques da banda Chiclete com Banana e o momento em que o cantor Márcio Victor interpretou a letra da musica do Lepo lepo e pediu para que o público fizesse uma reflexão sobre o sistema, no qual, quem não tem carro, não tem teto (como diz a letra da canção) são excluídos, de maneira que as pessoas não são valorizadas pelo ser e sim pelo ter.
A equipe da rádio teve como Âncora o repórter André Silva e contou com o apoio técnico de Sueny Silva, Sandro, Gerson Oliveira e José Atonio nos estúdios em São Gonçalo dos Campos. A direção comercial de emissora é de Ronaldo Pinto.

A programação da radio São Gonçalo pode ser acompanhada pela internet no site http://www.planetaagora.com.br/

Breve histórico do carnaval da Bahia
De acordo com o dicionário a palavra “carnaval” significa “três dias de folia que precedem a quarta-feira de cinzas”. Na Bahia, esse conceito não dá conta da duração da festa que começa oficialmente, na capital, na quinta-feira da semana anterior e se estende até a quarta-feira de cinzas com um tradicional encontro de trios, reunindo foliões e estrelas da festa.
Não obstante outras explicações para a origem do termo carnaval, a mais comum está associada à expressão latina Carne-levare, que quer dizer abandonar a carne. Seria um momento de extravaso, já que em seguida começa o período quaresmal, que deve ser de penitência para o povo católico.
O carnaval da Bahia começa oficialmente com a entrega simbólica da chave da cidade, feita pelo prefeito da capital ao rei Momo, personagem tradicional eleita para ser reverenciada durante o evento.  Momo na mitologia grega era o deus das burlas e das brincadeiras, daí sua associação aos festejos carnavalescos, por isso mesmo, também chamado de festa momesca.
O trio elétrico é um dos símbolos do carnaval baiano, criado em 1950 pela dupla Dodô e Osmar com o nome de fobica. Trata-se de um caminhão adaptado com sonorização, uma espécie de palco ambulante, no qual grandes nomes da nossa música se apresentam, arrastando uma multidão de foliões pelas ruas. A princípio, apenas músicas instrumentais eram executadas, sendo que Morais Moreira o primeiro cantor a se apresentar em um trio elétrico.
A música predominante no carnaval baiano eram marchinhas parecidas com o frevo pernambucano. Na década de 1980, surgiu o Axé Music, tendo o cantor Luiz Caldas apontado como seu o criador. Gerônimo, Sarajane, Chiclete com Banana, Carlinhos Brow, Netinho e Ricardo Chaves, dentre outros foram nomes que iniciaram a história do axé music. Se na melodia o dançante gênero musical baiano era marcado por uma mistura de ritmos e força percussionista, as letras apresentavam protestos e exaltação ao povo negro e culturas africanas.
Atualmente o axé ganhou nova roupagem, mas continua sendo uma referência da música baiana e brasileira, com destaque para os artistas Ivete Sangalo, Claudia Leite, Tuca Fernandes, Márcio Victor, Durval Lélys, Margareth Menezes, Saulo Fernandes e outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs